
Artistas não raras vezes têm seu talento recluso a uma pequena gama de amigos e familiares justamente por encontrarem dificuldades na hora de comunicar suas obras, projetos, festivais. A aula “Caminhos para melhorar a comunicação na imprensa”, do jornalista, assessor de imprensa com quase 20 anos de atuação e produtor cultural André Azenha, contemplada no edital 39 de 2021 do Proac Expresso, visa elucidar caminhos e técnicas para uma melhor divulgação na imprensa destas atividades.
Mesmo aqueles que possuem assessoria de imprensa, seja esta, feita por um profissional autônomo ou alguma agência do setor, acabam não tendo os materiais básicos para fornecê-los a estes prestadores de serviço: como um bom press-release, imagens de alta resolução, vídeos (trailers, teasers, em caso de projetos audiovisuais), etc.
Em 14 minutos, o ministrante destaca, a partir de exemplos práticos, como produtores culturais e artistas, especialmente aqueles que estão iniciando ou buscam uma profissionalização, podem desenvolver uma comunicação mais eficaz na área de imprensa, fortalecendo a marca de seus projetos, obras, eventos, em mídia espontânea.
A aula está disponível gratuitamente no link https://www.youtube.com/watch?v=o7QOhKbawAc.
Ficha técnica:
Pesquisa, roteiro e apresentação: André Azenha.Legendas e edição: Paula Azenha. Intérprete de libras: Karolina do Amparo FernandesAssessoria de imprensa: André Azenha.
Currículo do palestrante:
André Azenha é jornalista, assessor de imprensa com mais de 18 anos de atuação na área, tendo como especialidade a área cultural. Foi assessor de imprensa de festivais de cinema, música, literatura, cultura geek, histórias em quadrinhos, exposições, escritores, músicos, etc. Trabalhou cinco anos em agências de comunicação em São Paulo. É assessor de imprensa do Cine Roxy desde 2011, do Instituto Arte no Dique desde 2013, do FIDIFEST – Festival Internacional de Dança desde 2016, entre outros projetos. Professor do curso de Jornalismo da ESAMC Santos. É crítico de cinema, pesquisador, escritor, produtor cultural, curador. Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, onde também concluiu o Mestrado. Editor do site Histórias do Cinema e da TV (e do canal homônimo do YouTube). Diretor do Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos. Coordenador do Instituto CineZen Cultural e da CineZen Edições Literárias. Autor de Filmes que Marcaram a Cultura Pop, Grandes Curtas: Curtas-Metragens de Grandes Cineastas, Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema! e Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa (todos estes de 2021, pela CineZen Edições Literárias), A Era dos Boçais (de poemas, 2021), Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV (Amavisse, 2020), Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016), Coletânea CineZen 2012, Costelas Felinas) e Poesia a Quatro Mãos (2008, de poemas). Realizou exposições sobre cinema e cultura geek, fóruns culturais e mais de 100 sessões de filmes seguidas de bate-papos em sua cidade-natal.
Projeto contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO DIRETO Nº 39/2021 – EDITAL FOMENTO DIRETO A PROFISSIONAIS DO SETOR CULTURAL E CRIATIVO NO ESTADO DE SÃO PAULO, com apoio e incentivo do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do PROAC.
Deixe um comentário