2º Festival Batman Day divulga programação

Realizado virtualmente, em virtude da pandemia, durante os dias 18 e 19 de setembro de 2021 com uma maratona de lives e entrevistas que reuniram pesquisadores, quadrinistas, cosplayers, professores e escritores especializados no Homem-Morcego, no canal Histórias do Cinema e da TV, do produtor cultural e crítico de cinema André Azenha, o Festival Batman Day chega à segunda edição, dessa vez de forma presencial, em Santos, nos dias 16 (sexta) e 17 (sábado) de setembro de 2022.

As atividades acontecerão no Cine Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga), em Santos. Entre as atrações já confirmadas, estão o Cinema Azul, uma sessão com características específicas para pessoas autistas, no dia 16 de setembro, 14h, que reunirá crianças e jovens da APAE São Vicente e Grupo Inclusão Para Todos, exposição de desenhos de quadrinistas do Dym Art Stúdio, retorno da exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego nas Telonas (lançada em 2019), cosplayers de Batman e outros personagens do Bat-universo, celebração de 30 anos da estreia de Batman, o Retorno (de Tim Burton, em sessão que terá sorteio de brindes), na sexta, 16/09, 21h15, além de bate-papos e palestras que ocorrerão na Cult Comics, loja que fica dentro do Cine Roxy.

As sessões de cinema terão caráter filantrópico, com entrada mediante doação de um quilo de alimento não perecível. Já para as palestras e bate-papos será preciso fazer inscrição previamente, de maneira gratuita. As exposições ficarão no foyer do cinema, para visitação gratuita, durante um mês.

O evento é organizado pelo Cinezen Cultural, com apoio cultural da Chilli Beans de SantosCine Roxy, loja Cult ComicsDym Art StudioFesta Encantada e Batman de Santos.

Programação

Sexta-feira, 16 de setembro

14h – Cinema Azul – para crianças e jovens com autismo, Grupos Inclusão Para Todos e APAE São Vicente

          – Equipe Dym Art Studio de quadrinistas fazendo desenhos gratuitos do bat-universo ao público

          – Presenças de personagens

18h30 – Bat-RPG com equipe do projeto Contos Lúdicos (até 20h30)

 – Lançamento da exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego nas Telonas

          – Equipe Dyn Art Studio fazendo desenhos gratuitos para o público

21h15 – 30 anos de Batman, o Retorno (mediante doação de 1 kg de alimento em prol de ONGs da Zona Noroeste) – sorteio de brindes

          – presenças de personagens

Sábado, 17 de setembro

15h – Palestra sobre “representatividade no bat-universo” com Claudio Roberto Basílio seguida de bat-papo com ele e Sarah Campos, do site A Sah te Indica

          – Bat-RPG com equipe do projeto Contos Lúdicos (até 17h)

17h –  Bate-papo “Bat-Colecionismo x bat-informação” com o colecionador e jornalista Vasco Guimarães, do site Cinefreak (São Paulo)

*Presenças de personagens durante a tarde a partir das 15h

Sobre a primeira edição em 2021

O primeiro Festival Batman Day aconteceu em 18 e 19 de setembro de 2021, de maneira virtual, no canal Histórias do Cinema e da TV, e contou com nomes como Claudio Roberto Basílio (blog Sobre Quadrinhos e Santos Comic Expo), Marcio Seixas (dublador),  Roberto Sadovski (crítico de cinema do UOL), Rebeca Cambaúva (autora de Batman: O Bruce Wayne de Tim Burton e Christopher Nolan), Carlos Vázquez (portal e podcast Mansão Wayne), Mario Barroso (editor Batman na Abril de 1989 a 1998), Vasco Guimarães (site Cine Freak), Jorge Ventura (autor de livros sobre o Batman), Dandara Palankof (autora de A Gata: 80 Anos da Mulher-Gato), Gelson Weschenfelder (filósofo), Paulo Chacon (autor de livros sobre o Batman), Renato Araújo (fã-clube Batbase), Diego Nunes (site Memórias Cinematográficas),  Elvis DelBagno (diretor do longa-metragem Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo), Fábio da Luz (canal Caverna do Morcego), Mario Tirolli (maestro pesquisador de trilhas sonoras),  Caio Gaona (baterista e compositor de música geek), Eron Morais de Melo (cosplayer, o Batman Carioca), André Pansera (portal e podcast Mansão Wayne), Leonardo Vicente di Sessa (autor de Prodígio – 80 Anos do Primeiro Ajudante do Cavaleiro das Trevas), Silvio Ribas (autor do Dicionário do Morcego), Marcelo Lara (canal A Batcaverna) e Mario Abbade (crítico de cinema, escritor, pesquisador, Liga Maçônica do Homem-Morcego), Fabio Gomes Ribeiro (colecionador, Santos Comic Expo).  E teve uma homenagem ao maior colecionador de Batman do Brasil, Márcio Escoteiro, num vídeo repleto de depoimentos emocionados e narrado por Márcio Seixas.

O evento repercutiu nacionalmente em importantes órgãos de imprensa de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, etc.  

O Batman Day, ao contrário do que pode parecer, não ocorre no dia de seu lançamento – Detective Comics #27, que marcou a primeira aparição do herói nos gibis, foi lançada em maio de 1939. O Bat-feriado tem sua origem ligada mesmo à SDCC 14 e sua homenagem aos 75 anos do Cavaleiro das Trevas.

Sobre a edição 2022

O 2º Festival Batman Day é realizado pelo Instituto Cinezen Cultural, em parceria com Cine Roxy, Cult Comics, apoio institucional da Chilli Beans, Warner Bros. Pictures Brasil, Festa Encantada, Batman de Santos, Dym Art Studio.

Serviço:
2º Festival Batman Day

16 e 17 de setembro (Cine Roxy – Av. Ana Costa, 443, Gonzaga).

Início dia 16;09, 14h com Cinema Azul

Outras informações: https://www.facebook.com/BatmanDayBrasil/batmandaybrasil@gmail.comjornalista.andreazenha@gmail.com, @batmandaybr.

Sobre o produtor do evento

André Azenha é jornalista, pesquisador, produtor cultural, curador e escritor. Diretor do Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos. Referente ao Batman, é autor dos livros Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV (2021, Amavisse, a partir de sua pesquisa de Mestrado) e Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016, Instituto HQ). No Doutorado pesquisa Propaganda de Guerra e Xenofobia: A representação estrangeira em O Morcego (1943) e Batman (1966). Organizou a exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego nas Telonas, que ficou dois meses no Museu da Imagem e do Som de Santos e depois dois meses no Shopping Pátio Iporanga, com mais de 4 mil visitantes. Na pré-estreia de Batman (2022, de Matt Reeves), fez a Noite do Morcego, com diversas atrações e um Batman descendo (rapel) os 11 andares (33 metros) onde fica o Cine Roxy 5. Organiza o projeto GeekComunidade: Palafitacon, convenção de HQs e cultura nerd realizada no Dique da Vila Gilda, onde está a maior favela sobre palafitas do país. Ministrou cursos sobre Batman e super-heróis nos quadrinhos no Sesc Santos e no Sesc Belenzinho. Ainda no universo geek, produziu o Cine Geek HQ: Mulher-Maravilha 80 Anos (2021), @Geek (Sesc Santos, 2015), Nerd Cine Fest (2014 a 2016, com pré-estreias exclusivas de Sin City 2, Quarteto Fantástico, Invasão Zumbi, Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário, etc), dezenas de eventos de pré-estreias de filmes de super-heróis no Cine Roxy, pré-estreias de filmes da Turma da Mônica, concebeu a Gibiteca do Instituto Arete no Dique (inaugurada em 2019, na ONG que fica na área de menor IDH da região), exposições no Roxy, Shopping Pátio Iporanga, Gibiteca de Santos, entre outros espaços. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: