Inscrições abertas para criação de cartaz que une O Poderoso Chefão e Cidade de Deus no Santos Film Fest

Como tem sido tradição no Santos Film Fest, a programação conta com atividades além da projeção de filmes. A exposição 20/50: De Dom Corleone a Zé Pequeno visa celebrar dois clássicos do cinema que completam aniversários importantes em 2022. O Poderoso Chefão, que faz 50 anos, e Cidade de Deus, que celebra 20 anos de sua estreia. São dois filmes que transformaram o cinema às suas maneiras. E que dialogam. A influência do clássico de Francis Ford Coppola sobre a produção brasileira é inegável, bem como o filme brasileiro influenciou o cinema internacional, inclusive o vencedor do Oscar Quem Quer Ser Um Milionário? (2008), cuja influência de Cidade de Deus é inegável tanto na temática, como na fotografia, montagem, direção de arte, etc. Assim, estão abertas inscrições para quem quiser ter seu trabalho exibido na exposição, que será lançada durante o festival e tem curadoria de Márcia Okida, que também é uma das homenageadas dessa edição.

A mostra é aberta a estudantes ou profissionais das áreas de design, artes e áreas afins, residentes no País, com idade mínima de 18 (dezoito) anos. A inscrição deve ser feita apenas de modo online, neste link, https://drive.google.com/drive/folders/1gNdX9S6rJG2d_2LvWPP1Hkg9lnllV8qJ?usp=sharing,  onde também é possível ler e fazer o download de todo o regulamento e da ficha de inscrição, e de forma individual, com no máximo 2 (dois) trabalhos por autor. Entre os objetivos da iniciativa estão o incentivo à a criação em design gráfico, arte e comunicação de forma nacional, a promoção do cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão, fundamental na divulgação do cinema, dos filmes, do cinema de um modo geral e, principalmente o cinema nacional e o cinema clássico e incentivar a criação regional.

. “O Poderoso Chefão integrou a safra da Nova Hollywood, geração de cineastas que rompeu com o velho sistema de estúdios de Hollywood, influenciados pelo neorrealismo italiano e pela nouvelle vague francesa, apostaram em temas densos, em atores “gente como a gente”. Já Cidade de Deus é dos principais filmes da Retomada do Cinema Nacional. Ambos os filmes têm, em comum, o fato de serem baseados em livros”, ressalta o diretor geral do Santos Film Fest, André Azenha. Tanto Cidade de Deus quanto O Poderoso Chefão terão exibições especiais no festival.

Márcia Okida é designer. Natural da cidade de Santos onde nasceu em 1967. É Designer Gráfico desde 1986 e, desde então, dedica-se a fomentar a arte e cultura local, principalmente o Design Gráfico e a produção Audiovisual na região. Professora universitária desde 1996. Pesquisadora da linguagem das cores desde 1988. Atualmente é professora do curso de Graduação em Produção Multimídia que forma profissionais nas áreas de design, cinema, fotografia e novas tecnologias. Além de ser coordenadora e idealizadora deste mesmo curso da Unisanta, o primeiro a trabalhar o audiovisual no ambiente universitário, em Santos. Organiza exposições, eventos e faz curadoria nas áreas das arte e design. Idealizou, organiza e faz curadoria do Varal do Design (exposição bienal em parceria com o SESC Santos desde 2013). Diretora do Clube do Choro de Santos. Uma das fundadoras do CHEGA – Observatório de Violência Contra a Mulher. Já foi selecionada e premiada em alguns concursos de roteiro, contos, poemas, sonoplastia e cenografia. Dá palestras, cursos e entrevistas sobre os mais variados temas relacionados ao design gráfico, direção de arte, cores, linguagem estéticas do cinema e do audiovisual.

Ela será homenageada com o Troféu Ondina Clais no Santos Film Fest deste ano, com abertura prevista para 21 de junho no Cine Roxy. Wagner de Assis, diretor de Nosso Lar, Kardec, etc, será homenageado com o troféu Luciano Quirino.

Confira a programação completa no link https://santosfilmfest.wordpress.com/2022/04/03/8o-santos-film-fest-abre-inscricoes-para-filmes-de-todo-o-brasil/.

8º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é tem como tema em sua edição, de 21 a 29 de junho, o tema Basta!. É realizado pelo Instituto CineZen Cultural, com apoios da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, emendas parlamentares dos vereadores Audrey Kleys, Débora Camilo, Marcos Libório, Telma de Souza, Zequinha Teixeira, apoio cultural da Blue Med Saúde, e apoios institucionais de TV Tribuna (afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira), Cine RoxyCurso de Publicidade e Propaganda da UnisantosCurso de Multimídia da UnisantaNovotelRestaurante BeduínoPadaria Nova Princesa e Gardênia Flores. A direção é dos produtores André Azenha e Paula Azenha. Outras informações: www.santosfilmfest.comwww.youtube.com/santosfilmfestwww.facebook.com/santosfilmfest e www.insstagram.com/santosfilmfest.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: